Campo Elétrico e Campo Gravitacional

Assim como uma massa gera naturalmente um campo gravitacional no seu entorno, uma carga gera naturalmente um campo elétrico ao seu redor.

Diferente do campo gravitacional, que aponta sempre na direção da massa, o campo elétrico aponta para fora das cargas positivas e para dentro das cargas negativas (veja vídeo)



Segue um jogo desenvolvido pelo grupo PhET da Universidade do Colorado para aprender mais sobre campo elétrico:

Comentários

  1. Olá professor, gostaria saber um pouco mais sobre Campo Elétrico. Em sala de aula o senhor disse que é necessário 2KV para que um arco elétrico de 1mm sejá criado. Mas vi no livro uma relação da centelha ligada ao Campo Elétrico. Ao meu entendimento, vi que para que haja centelha, o Campo Elétrico E, deve ser superior ao Campo Elétrico Crítico Ec, que é um valor de referência que depende da concentração do ar na região onde se é calculada. Se E > Ec, logo, o Campo Elétrico E, arranca elétrons dos átomos do ar, colocando-os em movimento, onde esse movimento de elétrons é a relação de corrente elétrica, e a centelha que vemos é a colisão entre esses elétrons em movimento com outros átomos do ar, fazendo com que elétrons "saltem" de uma camada energética para outra, liberando luz nesse "salto".
    Então, a minha dúvida seria...
    ...para gerar a centelha, é necessario uma tensão de 2KV? Ou essa relação é a tensão mínima para gerar o campo elétrico necessário, para que surga o arco elétrico? Arelação é entre tensão ou campo elétrico?

    ResponderExcluir
  2. Vou explicar através de um exemplo do cotidiano... A definição de pessoa obesa ou subnutrida está ligada a massa? Sem dúvida sim, mas mais importante que a massa é o Índice de Massa Corporal, em outras palavras, como a massa é distribuída ao longo do corpo. Afinal, uma pessoa com 2 metros de altura pode ter 100 kg de massa e não ser considerada obesa, uma outra pessoa de 1,50 m com o mesmo peso já está acima do peso.
    Baseado no parágrafo precedente, gostaria de fazer uma analogia dupla: Tensão com Massa e IMC com Campo Elétrico. Uma tensão (diferença de potencial) alta não é problema algum se está distribuída ao longo de uma grande distância. Temos linhas de transmissão de 750 kV bem altas do chão e com fases longes uma da outra por esta razão. O que faz romper o dielétrico é a concentração desta diferença de potencial, ou seja os kV/mm, que em termos técnicos é o campo elétrico. Normalmente não atentamos muito para o campo elétrico porque nosso dia a dia se dá mais na baixa tensão. Quem trabalha com tensões maiores percebe "na pele" a importância de cuidar com este ente da eletricidade. Interessante é o cuidado que deve-se ter com emendas e muflas na média/alta tensão. Segue um vídeo muito interessante no link https://www.youtube.com/watch?v=2qWVW_XjXOY.
    Qualquer dúvida estamos à postos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário